Justificativa:
Comemorar o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, dedicando o mês para debates e reflexões sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho esperamos que a consciência e valorização do ser humano ultrapassem as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
Objetivos:
- Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
- Entender e valorizar a identidade da criança negra;
- Redescobrir a cultura negra, esquecida pelo tempo;
- Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
- Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
Desenvolvimento:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e serão feitos de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no ambiente familiar, observações indiretas por ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. A cada equipe com seu (sua) professor(a) coordenador(a), deverá apresentar os trabalhos realizados durante o processo de pesquisa e estudo aos pais e convidados no dia marco.
Clique aqui e confira o Projeto na íntegra.
0 comentários:
Postar um comentário