FOLCLORE BRASILEIRO
PROJETO : FOLCLORE
TEMA
Folclore
CLIENTELA
Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º a 5ºano).
ÁREA DE CONHECIMENTO
*Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento
JUSTIFICATIVA
· O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
· Resgatar a importância do Folclore.
· Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
· Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
· Repassar valores culturais.
· Socializar.
· Estimular o ritmo.
· Desenvolver a linguagem oral e escrita.
· Desenvolver a criatividade.
DESENVOLVIMENTOS:
Em cada etapa do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular, interesse, respeito e preservação da cultura brasileira. Os professores deverão trabalhar em sala e fora dela. Levar os alunos a pesquisarem na internet sobre as lendas populares (folclore brasileiro). Pesquisar sobre o Saci Pererê, Curupira, Boto, Mula sem cabeça e outros.
Artes:quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc.
Língua Portuguesa: Textos (poesias), trabalhar com os alunos cópias e pesquisas e colagem no caderno de L.P. Cruzadinhas, adivinhações e Palendas:
Verde come folha,
Doce como o mel,
Amargo como o fel.
(café)
Quando estamos em pé,
Ele está deitado,
Quando estamos deitado
Ele está em pé.
(pé)
Uni duni tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você.
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
E muitos outros
Educação Musical: Letra de musica e trabalhando os movimentos. Caça palavras, vídeos musicais e outros.
No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore
Cantigas de roda | |||
ciranda cirandinha ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar. ó senhora dona clara, entre dentro desta roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora. caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é, caranguejo só é peixe na enchente da maré. o anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. vai embora, vai melão, vai melão, vai melancia, vai jambo, sinhá, vai jambo, vai jambo, sinhá, bem doce. | garibaldi garibaldi foi à missa com o cavalo sem espora. o cavalo tropeçou. garibaldi pulou fora. garibaldi foi à missa com o cavalo sem espora. o cavalo tropeçou. garibaldi pulou fora. garibaldi foi à missa com o cavalo sem espora. o cavalo tropeçou. garibaldi lá ficou. | ||
roda pião o pião entrou na roda, pião. o pião entrou na roda, pião. roda pião, bambeia pião. sapateia no tijolo, pião. sapateia no tijolo, pião. roda pião, bambeia pião. a menina não é capaz de rodar pião no chão, roda pião, bambeia pião. | senhora dona sancha senhora dona sancha, coberta de ouro e prata, descubra seu rosto, que eu quero ver sua cara. que anjos são esses de noite e de dia que andam me rodeando, -padre-nosso, ave-maria. somos filhos de um rei e netos de um visconde que mandam que se esconda debaixo de uma ponte. |
Sugestões de Brincadeiras dentro e fora de sala de aula:
· Amarelinha
· Bolinhas de sabão
· Passa anel
· Boca de forno
· Cabra cega
· Jogo da velha
· Seu reizinho mandou e muitas outras...
Os alunos deveram pesquisar as brincadeira que os pais gostavam de brincar quando criança.
RECURSOS:
· Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
· Livros de Histórias sobre folclore;
· Maleta de leitura;
· Argila ou massinha para modelagem;
· Garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, papel de seda, papel fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas.
CULMINÂNCIA:
· Teatro - Sítio do Pica-pau Amarelo.
· Ônibus para passeio.
· Lanche para as crianças.
· Autorização dos pais.
DURAÇÃO:
Mês de agosto
AVALIAÇÃO:
Através da participação contínua durante as atividades propostas.
Autoras e Idealizadoras:
Regina Celia L. Saboia Oliveira – Diretora Pedagógica
Ligia de Oliveira – Coordenadora Pedagógica.
Colégio Vitória COV – Valparaiso.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Dia- a - Dia do Professor
PINTO Gerusa Rodrigues e
LIMA Regina Célia Villaça Lima
Editora FAPI LTDA
Volume 3
LIMA Regina Célia Villaça Lima
Editora FAPI LTDA
Volume 3
3º Milênio - Projetos Pedagógicos.
Carvalho Míriam Cristina Cazante de
Editora Claranto
Volume 8
Editora Claranto
Volume 8
0 comentários:
Postar um comentário