• Projeto Folclore

    FOLCLORE BRASILEIRO


    PROJETO : FOLCLORE


    TEMA
    Folclore

    CLIENTELA
    Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º a 5ºano).

    ÁREA DE CONHECIMENTO
    *Identidade e Autonomia
    *Linguagem Oral e Escrita
    *Matemática
    *Artes
    *Natureza e Sociedade
    *Música
    *Movimento

    JUSTIFICATIVA
    ·         O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

     
    OBJETIVOS:

    ·  Resgatar a importância do Folclore.
    ·  Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
    ·  Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
    ·  Repassar valores culturais.
    ·  Socializar.
    ·  Estimular o ritmo.
    ·  Desenvolver a linguagem oral e escrita.

    ·  Desenvolver a criatividade.




    DESENVOLVIMENTOS:

                  Em cada etapa do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular, interesse, respeito e preservação da cultura brasileira. Os professores deverão trabalhar em sala e fora dela. Levar os alunos a pesquisarem na internet sobre as lendas populares (folclore brasileiro). Pesquisar sobre o Saci Pererê, Curupira, Boto, Mula sem cabeça e outros.

                 Artes:quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc.
                Língua Portuguesa: Textos (poesias), trabalhar com os alunos cópias e pesquisas e colagem no caderno de L.P. Cruzadinhas, adivinhações e Palendas:
    Verde come folha,
    Encarnado come sangue,
    Doce como o mel,
    Amargo como o fel.
    (café)

    Quando estamos em pé,
    Ele está deitado,
    Quando estamos deitado
    Ele está em pé.
    (pé)



    Uni duni tê
    Salamê minguê
    Um sorvete colorê
    O escolhido foi você.

    A água apagou
    Cadê a água?
    O boi bebeu
    Cadê o boi?


    E muitos outros


    Educação Musical: Letra de musica e trabalhando os movimentos. Caça palavras, vídeos musicais e outros.

    No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore
    Cantigas de roda
    ciranda cirandinha 
    ciranda, cirandinha,
    vamos todos cirandar,
    vamos dar a meia-volta,
    volta e meia vamos dar. 

    ó senhora dona clara,
    entre dentro desta roda,
    diga um verso bem bonito,
    diga adeus e vá-se embora. 

    caranguejo não é peixe,
    caranguejo peixe é,
    caranguejo só é peixe
    na enchente da maré. 

    o anel que tu me deste
    era vidro e se quebrou,
    o amor que tu me tinhas
    era pouco e se acabou. 

    vai embora, vai melão,
    vai melão, vai melancia,
    vai jambo, sinhá, vai jambo,
    vai jambo, sinhá, bem doce.
    garibaldi 
    garibaldi foi à missa
    com o cavalo sem espora.
    o cavalo tropeçou.
    garibaldi pulou fora. 

    garibaldi foi à missa
    com o cavalo sem espora.
    o cavalo tropeçou.
    garibaldi pulou fora. 

    garibaldi foi à missa
    com o cavalo sem espora.
    o cavalo tropeçou.
    garibaldi lá ficou.

    roda pião 

    o pião entrou na roda, pião.
    o pião entrou na roda, pião.
    roda pião, bambeia pião. 

    sapateia no tijolo, pião.
    sapateia no tijolo, pião.
    roda pião, bambeia pião. 

    a menina não é capaz
    de rodar pião no chão,
    roda pião, bambeia pião.
    senhora dona sancha 
    senhora dona sancha,
    coberta de ouro e prata,
    descubra seu rosto,
    que eu quero ver sua cara. 

    que anjos são esses
    de noite e de dia
    que andam me rodeando,
    -padre-nosso, ave-maria. 

    somos filhos de um rei
    e netos de um visconde
    que mandam que se esconda
    debaixo de uma ponte.


    Sugestões de Brincadeiras dentro e fora de sala de aula:
    ·                     Amarelinha
    ·                     Bolinhas de sabão
    ·                     Passa anel
    ·                     Boca de forno
    ·                     Cabra cega
    ·                     Jogo da velha
    ·                     Seu reizinho mandou e muitas outras...
    Os alunos deveram pesquisar as brincadeira que os pais gostavam de brincar quando criança.

    RECURSOS:
    ·        Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
    ·        Livros de Histórias sobre folclore;
    ·        Maleta de leitura;
    ·        Argila ou massinha para modelagem;
    ·        Garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, papel de seda, papel fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas.
    CULMINÂNCIA:
    ·        Teatro - Sítio do Pica-pau Amarelo.
    ·        Ônibus para passeio.
    ·        Lanche para as crianças.
    ·        Autorização dos pais.

    DURAÇÃO:
          Mês de agosto

    AVALIAÇÃO:
    Através da participação contínua durante as atividades propostas.

    Autoras e Idealizadoras:


    Regina Celia L. Saboia Oliveira – Diretora Pedagógica
    Ligia de Oliveira – Coordenadora Pedagógica.
    Colégio Vitória COV – Valparaiso.

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
    Dia- a - Dia do Professor
    PINTO Gerusa Rodrigues e 
    LIMA Regina Célia Villaça Lima
    Editora FAPI LTDA
    Volume 3
    3º Milênio - Projetos Pedagógicos.
    Carvalho Míriam Cristina Cazante de
    Editora Claranto
    Volume 8



  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    GET A FREE QUOTE NOW

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

    ADDRESS

    4759, NY 10011 Abia Martin Drive, Huston

    EMAIL

    contact-support@mail.com
    another@mail.com

    TELEPHONE

    +201 478 9800
    +501 478 9800

    MOBILE

    0177 7536213 44,
    017 775362 13